Cálculo do subsídio de desemprego

cálculo do subsídio de desemprego

Como funciona o subsídio de desemprego?

Estas condições foram revistas em 2011 para apertar o acesso ao subsídio de desemprego e diminuir os encargos para o estado face ao aumento que se estava a verificar de desempregados. O cálculo do subsídio é assim composto pelo salário base que recebia somado em 14 meses e depois dividido por 360 dias.

Como calcular o valor e duração do seu subsidio de desemprego?

Para que consiga simular corretamente o valor e duração do seu subsidio de desemprego deve ter na sua posse as seguintes informações: Situação do agregado familiar e número de dependentes. Com estas informações vai conseguir saber o valor do Subsídio de Desemprego que vai receber, bem como a duração da totalidade do subsídio.

Qual o valor do subsídio de desemprego em 2022?

Assim, por um lado, o valor mensal do subsídio de desemprego não pode ser inferior ao valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que, em 2022, é de 443,2 euros, exceto se o valor líquido da remuneração de referência for inferior a este limite mínimo.

Qual o limite máximo do subsídio de desemprego?

O montante do subsídio de desemprego a receber tem como limite máximo, o valor da pensão de invalidez. Ou seja, se o subsídio ultrapassar o valor da pensão de invalidez que recebia antes, passa a receber apenas a pensão. Durante quanto tempo se recebe?

Qual o valor do subsídio de desemprego?

O montante diário do subsídio de desemprego é igual a 65% da remuneração de referência, calculado na base de 30 dias por mês. 443,20 € (o valor do IAS) se viver com familiares.

Como funciona o subsidio de apoio ao desemprego?

O subsídio de desemprego é um apoio monetário concedido às pessoas que se encontram em situação de desemprego, desde que cumpridas algumas condições. Tire todas as suas dúvidas sobre o tema aqui.

Quando o subsídio de desemprego está suspenso?

É perdido o direito ao subsídio de desemprego cujo pagamento das prestações está suspenso se: Estiver a trabalhar a recibos verdes ou com contrato há três anos seguidos ou mais; For atribuído um novo subsídio de desemprego; Se ausentar do país por mais de três meses, sem apresentar nenhum comprovativo de ter estado a trabalhar;

Como funciona o subsídio social de desemprego subsequente?

Quando ao subsídio social de desemprego subsequente, os desempregados até aos 39 anos de idade podem receber a prestação durante metade dos períodos previstos para o subsídio social de desemprego inicial (ver tabela). A partir dos 40 anos de idade, o apoio tem a mesma duração do subsídio de desemprego atribuído inicialmente.

E, para ter acesso a esta prestação social, tem de ter descontado como trabalhador por conta de outrem durante, pelo menos, 360 dias, nos dois anos anteriores à situação de desemprego. Leia ainda: Desemprego de longa duração: saiba o que é e que benefícios existem Durante quanto tempo vou receber o subsídio de desemprego?

Como calcular o salário de um desempregado?

Qual o valor máximo do subsídio de desemprego?

Em 2021, o Orçamento do Estado majorou o limite mínimo do subsídio de desemprego, para 504,63 euros (1,15xIAS) nas situações em que as remunerações que serviram de base ao cálculo do subsídio correspondam, pelo menos, ao valor do salário mínimo nacional.

Como ter direito ao subsídio de desemprego?

Para ter direito ao subsídio de desemprego, tem de trabalhar 360 dias, pelo menos, por conta de outrem nos 24 meses que antecedem o desemprego e ter registo na Segurança Social. O valor do subsídio corresponde a 65% da remuneração de referência.

Como aumentar o subsídio social de desemprego?

O subsídio social de desemprego pode ser majorado num valor correspondente a 10% do salário mínimo nacional (que subirá para 705 euros em 2022), por cada filho que integre o agregado familiar. No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

Qual o valor do seguro-desemprego 2022?

Segundo os normativos legais, a tabela anual do seguro-desemprego passa a valer a partir do dia 11 de janeiro de 2022. O valor do benefício não será inferior ao valor do salário mínimo, cujo valor no ano de 2022 é de R$ 1.212,00.

Postagens relacionadas: