Formações modulares certificadas

formações modulares certificadas

Como funciona o programa de formações modulares certificadas?

O Programa de Formações Modulares Certificadas está organizado de acordo com os Itinerários de Formação oferecidos pela Universidade Aberta. Em cada Itinerário são apresentados vários Módulos com Unidades Curriculares que permitem ao estudante optar por essas formações, mesmo que não pretenda fazer o curso de 1º ciclo na íntegra.

Quais são os diferentes tipos de cursos de formação modular?

Os cursos de formação modular podem integrar uma componente de formação de base, uma componente de formação tecnológica, ou ambas, com uma duração mínima de 25 horas e máxima de 600 horas, sendo constituídos por uma ou várias unidades de formação que integram os referenciais de nível 2 e nível 4 do Catálogo Nacional de Qualificações.

Qual a idade mínima para fazer uma formação móvel certificada?

As Formações Modulares Certificadas estão disponíveis a qualquer adulto, com idade igual ou superior aos 18 anos. Os candidatos podem estar empregados ou desempregados. Como está organizada esta modalidade de formação?

Quando é atribuído o certificado de qualificação?

Esse certificado é atribuído quando os formandos concluem com aproveitamento uma UFCD, integrada num determinado percurso de formação, ou quando concluem um percurso de formação modular que permita finalizar um percurso de qualificação.

Quem pode emitir certificados de formação?

O formador não pode emitir certificados, apenas as empresas empregadoras* e as entidades formadoras acreditadas pela DGERT o podem fazer, isto para terem validade legal (35 horas formação / ano / trabalhador) perante uma inspecção de trabalho.

Quais são as qualificações para dar formação certificada?

As suas qualificações para dar formação certificada numa determinada área, para além do CAP, são comprovadas por currículo, sendoa sua experiência profissional determinante. Os certificados de formação a emitir devem ser designados de Certificado de Frequência de Formação Profissional. Ver Anexo 2 do Decreto Regulamentar 35/2002, 23 de Abril.

Qual o valor de um curso de formação?

Estes cursos devem ter uma carga horária mínima de 94 horas e o valor pode variar a partir de 290 Eur. Sugerimos uma pesquisa de escolas, entidades ou empresas de formação (acreditadas pela DGERT) na sua área de residência a fim de seleccionar uma a seu gosto.

Postagens relacionadas: