Capital do azerbaijão

capital do azerbaijão

Quais são as principais cidades do Azerbaijão?

Estrategicamente localizado na saída para SW da Ásia, o Azerbaijão é limitado pelo Irã no sul, onde o rio Aras (Araks) divide-o Azerbaijão iraniano, junto ao Mar Cáspio, a leste; pelo Daguestão da Rússia República, ao norte, e pela Arménia . no oeste Bak ı (Baku) é a capital, outras cidades importantes são Ganja e Sumqayit .

Quem é o Azerbaijão?

Parte das Nações Unidas desde 1992, o Azerbaijão foi eleito para o Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em maio de 2006. É incluído também no Movimento Não Alinhado, possui status de membro observador na Organização Mundial do Comércio (OMC) e é correspondente na União Internacional de Telecomunicações.

Quais são as regiões econômicas do Azerbaijão?

O Azerbaijão é dividido em 10 regiões econômicas; 66 rayons ( rayonlar, singular rayon) e 77 cidades ( şəhərlər, singular şəhər ), das quais 12 estão sob a autoridade direta da República. Além disso, o país conta ainda com a República Autônoma ( muxtar respublika) do Naquichevão.

Como era a área do Azerbaijão?

A área do atual Azerbaijão era conhecida nos tempos antigos como a Albânia. Ela tinha uma estrutura social semelhante à Armenia e a Iberia vizinhas (atual Geórgia). Mas ela foi para a maioria de sua história um vassalo do Irã.

Onde fica o Azerbaijão?

O Azerbaijão é uma das ex-repúblicas da União Soviética e é membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Ouvir: Azerbaijão. Dados do Azerbaijão - Brasil Escola 0:00 O Azerbaijão é uma das ex-repúblicas da União Soviética, está localizado no extremo leste do continente europeu, situado na montanhosa região do Cáucaso.

Quais são as regiões econômicas do Azerbaijão?

O Azerbaijão é dividido em 10 regiões econômicas; 66 rayons ( rayonlar, singular rayon) e 77 cidades ( şəhərlər, singular şəhər ), das quais 12 estão sob a autoridade direta da República. Além disso, o país conta ainda com a República Autônoma ( muxtar respublika) do Naquichevão.

Como surgiu a cultura do Azerbaijão?

A cultura do Azerbaijão surge como o resultado de muitas influências, desde a soviética, dos tempos em que era um das repúblicas da União, até às suas raízes turcas, persas, islâmicas e da Ásia Central. Hoje em dia as influências ocidentais fazem-se sentir, incluindo a cultura de consumo decorrente da globalização .

Qual é a religião do Azerbaijão?

A Constituição do Azerbaijão não declara uma religião oficial, e todas as forças políticas maiores no país são seculares, mas a maioria da população e alguns movimentos de oposição aderem ao xiismo. A nação possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), comparável ao de vários países do Leste Europeu.

Qual é a economia do Azerbaijão?

O Azerbaijão tem uma economia que completou sua transição pós-soviética para uma grande economia baseada no petróleo (com a conclusão do Oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan), de onde o Estado desempenhou o papel principal. O PIB do Azerbaijão cresceu 41,7% no primeiro trimestre de 2007, possivelmente o maior de qualquer nação do mundo.

Qual a área territorial do Azerbaijão?

A Geografia do Azerbaijão conta com a área territorial de 86 600 Km2, sendo um país localizado no Sudoeste da Ásia.

Qual é a língua oficial do Azerbaijão?

O Azerbaijão localiza-se na região do Cáucaso, área limítrofe entre Europa e Ásia denominada Eurásia, e divide suas fronteiras com Armênia a oeste, Rússia e Geórgia ao norte, o Mar Cáspio a leste e Irã ao sul. A língua oficial é o azeri, apesar da língua russa ter uma grande importância, especialmente na capital do país.

Qual é a fronteira do Azerbaijão com as províncias iranianas?

A República do Azerbaijão faz fronteira com as provínciasiranianas do Azerbaijão Oriental e do Azerbaijão Ocidental, que são predominantemente povoadas por azeris étnicos.

Postagens relacionadas: