Podcast

podcast

Como funcionam os podcasts?

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado. Ouça os podcasts: O Assunto. Isso é Fantástico.

Qual a diferença entre um podcast e um programa de rádio?

Semelhante a um programa de rádio, o podcast tem a vantagem de ser ouvido em qualquer hora e lugar, pois sua transmissão é feita de forma online pela internet. Os podcasts também são chamados de “textos para ouvir”. Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o universo dos podcast, aproveita as dicas para ouvir:

Como surgiu o podcast?

Os créditos do conceito desse termo são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoá-lo e utilizá-lo. Como ouvir?

Qual a diferença entre podcast e Broadcast?

O vocábulo vem da junção das palavras Ipod (dispositivo da Apple para reprodução de músicas e arquivos de áudio) e broadcast (do inglês, significa “transmissão”). Por uma gravação sonora, o processo de produção de um podcast é simples e pode ser feito por qualquer pessoa.

O que são podcasts e como eles funcionam?

É que o podcast se tornou um novo gênero de conteúdo, sendo uma forma bem legal de interagir com o público. Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre o que são Podcasts e como eles funcionam.

Como ouvir os podcasts?

Você pode ouvir direto no seu celular, no tablet ou no seu computador. Em qualquer um dos casos, você pode fazer o download do podcast para ouvir no aplicativo quando quiser, mesmo sem conexão à internet. E aí é só colocar os fones de ouvido (ou no alto-falante) e prontinho! =) Onde ouvir podcasts?

Quais são os melhores programas para criar podcasts?

Um dos programas mais utilizados para essa função é o PodOmatic, que disponibiliza um serviço online de criação e edição de arquivos podcasts, e o Winamp;; Publicar o material em plataformas gratuitas de divulgação de áudio, como o Soundcloud.

Por que o podcast é tão importante?

É como tv, rádio, jornal mesmo, sabe? Mas é uma mídia bem mais nova (primeiro podcast do Brasil foi publicado em 2004), e tá crescendo cada vez mais principalmente pelo seguinte motivo: Podcast é uma forma super fácil de consumir conteúdo! E, além de tudo, é você que escolhe quando e onde quer ouvir o conteúdo.

Qual é a história do podcasting?

Contamos a história do podcasting, que oficialmente nasceu em meados dos anos 2000. Olhando mais de perto, é possível enxergar que a história começa mais atrás, nos anos 1980. É disso que trata este post. Usamos uma série de fontes na web, devidamente listadas no final. Deixamos, ainda, o episódio #100 do Podcast-se disponível abaixo.

Quais foram os primeiros podcasts no Brasil?

No Brasil, começaram a surgir os primeiros projetos também. O Café Brasil, lançado em 2005 como programa de rádio, se tornou podcast em 2006 e hoje figura entre os mais ouvidos do País. Mas eram projetos isolados, que só conseguiram se fortalecer muitos anos depois, quando o público brasileiro entendeu melhor o que eram podcasts.

Qual é o significado do podcast?

Como surgiu o termo? O termo podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio) e surgiu em 2004.

Qual é a origem do nome podcast?

Perceba que, até ali, ninguém ainda fazia menção ao nome “podcast”. A criação desse termo é ainda hoje atribuída ao jornalista inglês Ben Hammersley, que, em fevereiro de 2004, sugeriu a nomenclatura num artigo para o jornal britânico The Guardian. O próprio Hammersley não perdeu tempo e registrou para si o domínio podcast.net.

Quais são as principais diferenças entre rádio e podcast? A principal diferença entre rádio e podcast está no modelo de consumo e transmissão. Enquanto as rádios possuem uma grade de programação linear, na maioria das vezes transmitida ao vivo, o podcast é produzido e consumido sob demanda.

O que são podcasts e para que servem?

O que é podcast? Os podcasts são mídias voltadas para a transmissão de informações na internet. De modo geral, são como programas de rádio, mas seus conteúdos são produzidos sob demanda e podem ser acessados pelo ouvinte quando ele quiser — basta clicar no play ou até mesmo baixar o episódio.

Como o podcast e a rádio são acessados pelos ouvintes?

Postagens relacionadas: