O que é uma auditoria

o que é uma auditoria

Qual a importância da auditoria?

Em essência, a auditoria é uma prática gerencial de responsabilidade administrativa e, portanto, uma ferramenta de compliance. O ato de auditar implica o escrutínio de todas as rotinas e relatórios contábeis.

Quais são os diferentes tipos de auditoria?

Este tipo de auditoria permite obter uma visão geral das atividades da empresa ou organização, distribuindo-se em diversas áreas de gestão, como a auditoria de demonstrações financeiras, jurídica, de qualidade, auditoria de recursos humanos, entre outras.

Qual a diferença entre auditoria interna e auditoria externa?

A inclusão da auditoria interna é muito comum em empresas de médio e grande porte, que possuem diversos setores e desvios dos planejamentos. A auditoria externa é realizada por profissionais independentes, sem nenhuma ligação com a empresa, e que possuem esse tipo de especialização e regulamentação.

O que é o exame de auditoria?

Esse modelo de auditoria analisa a empresa como um todo, o que inclui vários de seus departamentos e setores, de modo a obter uma visão geral, o que envolve outros tipos de auditoria, tal como as financeiras, jurídicas e outras.

Qual a importância das auditorias internas?

As auditorias internas permitem que se inspecione a empresa e se garanta a conformidade com leis e regulamentação vigentes em um ambiente mais casual e com menos riscos. Como o auditor interno é usualmente um colega de trabalho, os auditados geralmente se sentem muito mais à vontade durante todo o processo.

Por que a auditoria é importante para a sua empresa?

Quando uma empresa passa por auditorias e recebe alguma certificação, mostra para os concorrentes e também para os consumidores que seus processos foram avaliados de maneira imparcial e minuciosa. A auditoria mostra o que tem sido positivo para a organização nos mais variados aspectos.

Quais são os benefícios de uma auditoria?

Com a auditoria é possível identificar os processos que precisam de ajustes e em quais etapas existem ruídos ou falhas. Ter tais informações são cruciais para que as empresas possam agir de maneira estratégica e pontual na busca por soluções. Este é um dos maiores benefícios de uma auditoria.

Como é feita a auditoria?

Na auditoria interna se designa um funcionário da própria empresa para acrescentar valor e melhorar seus processos. Esse colaborador avalia os procedimentos a fim de minimizar erros e detectar possíveis fraudes ou processos ineficazes.

Quais são as diferenças entre auditores externos e auditores internos?

Em primeiro plano, os auditores externos e os auditores internos têm um elo em comum - a organização. O que difere é o contributo que os diferentes auditores trazem para as organizações. Auditoria externa - O que é?

Qual é o objetivo de uma auditoria externa?

O objetivo de uma auditoria externa (de terceira parte) é o alcance da certificação/recertificação do sistema de gestão da organização. A empresa certificadora, credenciada pelo INMETRO, irá analisar seu sistema de gestão para averiguar se o seu sistema cumpre com todos os requisitos solicitados pela norma.

Como funciona uma auditoria interna?

Ao avaliar a eficiência dos controles internos, o auditor é capaz de alertar sobre riscos, orientar sobre falhas identificadas e apontar melhorias nos processos, com o objetivo de auxiliar os gestores na tomada de decisões. A auditoria interna não é obrigatória.

Quais são os diferentes tipos de cursos de auditoria interna e externa?

A SGS Academy conta com uma gama de cursos de auditoria interna e externa, que envolve treinamentos online, semipresenciais e presenciais. Entre em contato hoje mesmo para descobrir como o treinamento pode apoiar seus negócios.

Postagens relacionadas: